Colégio luso-britânico

Companhia de Santa Teresa de Jesus

A Companhia de Santa Teresa de Jesus, constituída por irmãs teresianas, é um instituto religioso apostólico fundado por Enrique de Ossó a 23 de junho de 1876. Este sacerdote catalão do convulso século XIX espanhol descobriu em Teresa de Jesús a força de sua espiritualidade a capacidade da mulher para evangelizar e transformar a sociedade. 
As teresianas vivem o seu carisma educativo em pluralidade de formas e presenças, em 23 países do mundo, vivendo a consagração religiosa em comunidade. 
Na Europa, estamos presentes em Portugal, Espanha e Itália, com mais de 25 colégios, obras sociais e outros projectos educativos. Compartilhamos o carisma educativo com leigos e leigas que, tal como Jesus, tratam de servir o Evangelho, através da missão educadora.

A companhia em Portugal

Somos parte de uma família que nasceu em 1876, na Catalunha, graças a um homem de fé, seriamente preocupado pelos grandes problemas que afetavam a sociedade do seu tempo: diminuir tanto analfabetismo atendendo sobretudo o tão descuidado sexo feminino. 

A experiência de Teresa de Jesus inspirou santo Henrique de Ossó que passou a apostar nas capacidades da mulher e a abrir-lhe horizontes para além das quatro paredes da casa a que ela estava confinada...
A visita de apóstolo teresiano, em 1883, a Portugal, foi a sua primeira saída da fronteira espanhola: situou-se na Fraga, diocese de Viseu, em 1884, e, a partir daí, outras presenças se seguiram: Torres Novas, Santa Cristina do Couto, S. Martinho do Campo (Santo Tirso)...

Em 1910, com a expulsão das ordens e congregações religiosas do País, surgiu o tempo da diáspora para este grupo, de teresianas, forte e cheio de pujança. Outras missões, noutros países, as chamaram. Um grupo de irmãs funda no Brasil. Aí, a nossa família, Companhia de Santa Teresa de Jesus, ganhou raízes para dar abundantes frutos que perduram. Passados anos, algumas puderam atravessar, de novo, o Oceano em sentido inverso, regressando a Portugal. 

Em 1924 regressámos, na clandestinidade ainda, fixando-nos em Elvas. Uma verdadeira aventura nascida do entusiasmo dos antigos alunos e alunas. Foi o reinício de uma nova etapa, que, a pouco e pouco, foi multiplicando as presenças: Braga, Portalegre, Coimbra, Porto...; vinculadas à Província Sagrado Coração, do Centro de Espanha. 

Em 1945, o Capítulo Geral constituiu a Província Maria Imaculada, com a autonomia que as Constituições conferem. A partir de então, foi-se configurando a Província nascente, com o Noviciado e a Casa Provincial, em Braga.

www.stjteresianas.org

história

O Colégio Luso-Britânico de Elvas, Portugal, existe, nesta cidade, desde 1924, mais concretamente desde o dia 17 de Outubro deste mesmo ano.

Antes, já existia uma Cooperativa de Ensino gerida por uma direção de ingleses e portugueses, gente abastada e com herdades agrícola na zona, que procurava uma boa educação para os seus filhos quer a nível religioso quer a nível intelectual.

Era na altura, Arcebispo da Diocese de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos, que tinha sido nosso aluno no Colégio de Torres Novas e que, a pedido da direção daquela Cooperativa de Ensino, intercedeu junto da Companhia de Santa Teresa de Jesus para enviar irmãs teresianas para Elvas para tomarem conta da cooperativa e fundarem ali um Colégio segundo a espiritualidade e o valor educativo próprios dos colégios da Companhia.

De Barcelona, da “Casa Madre” da Companhia, foram enviadas irmãs portuguesas que, devido à expulsão das ordens religiosas, tinham ido para o Brasil. Mais tarde associaram-se a elas outras irmãs espanholas.
Devido às circunstâncias políticas da altura, as escolas não podiam ter nomes religiosos e o colégio tomou, então, o nome de Luso-Britânico e as irmãs também não usavam hábito religioso.

O Colégio funcionou num edifício antigo na chamada Zona dos Terceiros de Elvas até 1964.

Começou por ter cerca de 150 alunas das quais 30 eram do ensino primário e as outras dos outros graus de ensino ministrados na altura. 

O ensino era pago mas, desde o início, o colégio teve preocupações sociais e queria integrar também crianças e jovens de fracos recursos económicos.

Assim, para além do ensino pago, existiam no colégio mais dois projetos de ensino: 
A “Escola de Santa Teresinha” para o ensino primário de 30 crianças carenciadas e a Casa de trabalhos “Nossa Senhora da Conceição” para formação religiosa, corte, costura e bordados de jovens que, depois do ensino primário, não tinham possibilidades de prosseguir os estudos. 

O número dos alunos começou a crescer e as exigências da educação também. O edifício do colégio começou a não oferecer condições para uma boa Educação, com falta de espaços para recreios, ginásio, laboratórios, e outras condições exigidas pelo pais e pelo Ministério de Educação.

Devido á falta de condições as irmãs chegaram a pensar deixar o Colégio e sair de Elvas mas, a população e as entidades sociais da altura não permitiram.. Com o apoio da Câmara Municipal de Elvas foi cedido um terreno na chamada “zona das Eiras”, fora dos muros da cidade, e com donativos de algumas famílias abastadas de Elvas e outros apoios da Companhia foi lançada a primeira pedra do atual edifício em Outubro de 1963 e também em Outubro de 1964 o Colégio foi inaugurado no edifício, onde hoje existe, com alvará nº 196 e foi reunindo boas condições pedagógicas que permitiram que, passado algum tempo, lhe fosse concedido Paralelismo Pedagógico não sendo necessário, a partir daqui, os alunos tivessem que ser examinados em escolas públicas. 

A Fundação Calouste Gulbenkian também ofereceu apoio económico para a construção de um ginásio, com a condição de termos, durante algum tempo, um número de alunas gratuitas.

MISSÃO

"Formados bons cidadãos, ter-se-á formada uma boa família e uma boa sociedade" (Santo Henrique de Ossó, Apontamentos de Pedagogia Teresiana, nº 85). A pessoa é o centro da nossa missão educativa. A partir da atenção personalizada e em colaboração com as famílias, o Colégio Teresiano pretende:

• Dar a cada aluno a atenção educativa necessária para alcançar o desenvolvimento máximo das suas capacidades pessoais, potenciando as diversas inteligências e procurando a maturidade intelectual, física, afetiva e moral.

• Formar alunos competentes, criativos e abertos à mudança, capazes de transformar a sociedade e de comprometer-se no serviço do bem comum.

• Capacitar para viver a vida em relação com os outros e com a realidade, formando parte de uma comunidade educativa, que favoreça o desenvolvimento pessoal e a implicação de todos os seus membros.

• Ser uma comunidade crente teresiana, que eduque para a interioridade, a transcendência e a relação com Deus, para formar Igreja e ser testemunha de vida cristã.

APRESENTAÇÃO

O Colégio Luso-Britânico é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo, cuja entidade proprietária e titular é a Província Portuguesa da Companhia de Santa Teresa de Jesus. É um estabelecimento de ensino básico integrado, com educação pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos.

O Colégio funciona em regime de Contrato Simples e de Desenvolvimento, promove uma educação integral e católica dos seus alunos, de acordo com a Proposta Educativa Teresiana e o Projeto Educativo, segundo uma conceção cristã da pessoa, da vida e do mundo.

Conselho de Direção

O Conselho de Direção é o órgão de direção estratégica, responsável pelas linhas orientadoras da atividade do Colégio.

Constituição
O Conselho de Direção é constituído pela Diretora Titular, pela Diretora Pedagógica, pela Vice-Diretora, pela Administradora e pela Coordenadora da Pastoral.

Designação dos elementos do Conselho de Direção:

  • Representante da Entidade Titular: Carla Saldanha
  • Diretora Pedagógica: Carla Saldanha
  • Vice-Diretora Pedagógica: Dora Mata
  • Administradora: Manuela Baptista
  • Coordenadora da Pastoral: Manuela Pires

Nomeação e cessação de funções
Os membros do Conselho de Direção do Colégio são nomeados e cessados pelo Go​verno Provincial, sob a proposta da Coordenadora de Âmbito Escolar.

Competências
Constituem algumas competências do Conselho de Direção:

  1. Orientar e coordenar o desenvolvimento dos diferentes aspetos do funcionamento do Colégio em ordem à realização dos seus objetivos, sem prejuízo das concorrências próprias dos respetivos órgãos de governo;
  2. Facilitar a participação coordenada de toda a comunidade educativa nas atividades do Colégio;
  3. Promover o sentido de pertença e vinculação ao Colégio e a coordenação e integração entre as diferentes equipas e seus membros, assim como, um clima de diálogo e participação que favoreça a comunicação e colaboração dos membros da Comunidade Educativa;
  4. Garantir o sentido evangelizador de toda a ação escolar e extraescolar do Colégio, de acordo com as linhas do Ideário Teresiano;
  5. Impulsionar o conhecimento e a vivência da Proposta Educativa Teresiana e do Ideário Teresiano;
  6. Promover a elaboração do Projeto Educativo do Colégio e garantir a sua aplicação;
  7. Promover a formação permanente do pessoal docente e não docente do Colégio;
  8. Colaborar com a Diretora titular na aplicação do procedimento de seleção, contratação, acompanhamento e avaliação do pessoal docente e não docente do Colégio;
  9. Promover a abertura e colaboração com outras instituições, com as quais se partilha o mesmo objetivo educativo e pastoral.

ORGANIZAÇÃO

O Colégio integra quatro níveis de ensino:

  • Pré-Escolar: 3, 4 e 5 anos
  • 1º Ciclo do Ensino Básico: 1º, 2º​, 3º e 4º anos
  • 2º Ciclo do Ensino Básico: 5º e 6º anos
  • 3º Ciclo do Ensino Básico: 7º, 8º e 9º anos

Os 2º e 3º Ciclos organizam-se em Departamentos Curriculares, designadamente:

  • Departamento de Línguas: Português, Inglês e Espanhol
  • Departamento de Ciências Humanas e Sociais e da Fé: ​História, Geografia, História e Geografia de Portugal, Educação Moral e Religiosa Católica e Cidadania e Desenvolvimento
  • Departamento de Ciências Exatas e ​Experimentais: ​Matemática, Físico-Química e Ciências Naturais
  • Departamento de Expressões  e Tecnologias: ​Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical, TIC e Multimédia e Programação

documentação

Projeto Educativo

Regulamento Interno

Calendário

Regimento Uniforme

Apoio Financeiro

insTALAÇÕES

Contactos  e
 localização

Como te podemos ajudar?

Se tiver alguma dúvida ou questão, escreva-nos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ligue-nos para +351 ​926711606 ou preencha o nosso formulário de contacto e responderemos o mais breve possível.

Obrigada! A sua mensagem foi enviada.
Não foi possível enviar a sua mensagem. Por favor corrija os erros.

 ​Avenida Forças Armadas, 2 - 7350-095 Elvas - Portugal

 Telefone: +351 ​268636234  *Chamada para a rede fixa nacional

 Telemóvel: +351 ​926711606  *Chamada para rede móvel nacional

 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.