O Colégio Luso-Britânico de Elvas, Portugal, existe, nesta cidade, desde 1924, mais concretamente desde o dia 17 de Outubro deste mesmo ano.
Antes, já existia uma Cooperativa de Ensino gerida por uma direção de ingleses e portugueses, gente abastada e com herdades agrícola na zona, que procurava uma boa educação para os seus filhos quer a nível religioso quer a nível intelectual.
Era na altura, Arcebispo da Diocese de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos, que tinha sido nosso aluno no Colégio de Torres Novas e que, a pedido da direção daquela Cooperativa de Ensino, intercedeu junto da Companhia de Santa Teresa de Jesus para enviar irmãs teresianas para Elvas para tomarem conta da cooperativa e fundarem ali um Colégio segundo a espiritualidade e o valor educativo próprios dos colégios da Companhia.
De Barcelona, da “Casa Madre” da Companhia, foram enviadas irmãs portuguesas que, devido à expulsão das ordens religiosas, tinham ido para o Brasil. Mais tarde associaram-se a elas outras irmãs espanholas.
Devido às circunstâncias políticas da altura, as escolas não podiam ter nomes religiosos e o colégio tomou, então, o nome de Luso-Britânico e as irmãs também não usavam hábito religioso.
O Colégio funcionou num edifício antigo na chamada Zona dos Terceiros de Elvas até 1964.
Começou por ter cerca de 150 alunas das quais 30 eram do ensino primário e as outras dos outros graus de ensino ministrados na altura.
O ensino era pago mas, desde o início, o colégio teve preocupações sociais e queria integrar também crianças e jovens de fracos recursos económicos.
Assim, para além do ensino pago, existiam no colégio mais dois projetos de ensino:
A “Escola de Santa Teresinha” para o ensino primário de 30 crianças carenciadas e a Casa de trabalhos “Nossa Senhora da Conceição” para formação religiosa, corte, costura e bordados de jovens que, depois do ensino primário, não tinham possibilidades de prosseguir os estudos.
O número dos alunos começou a crescer e as exigências da educação também. O edifício do colégio começou a não oferecer condições para uma boa Educação, com falta de espaços para recreios, ginásio, laboratórios, e outras condições exigidas pelo pais e pelo Ministério de Educação.
Devido á falta de condições as irmãs chegaram a pensar deixar o Colégio e sair de Elvas mas, a população e as entidades sociais da altura não permitiram.. Com o apoio da Câmara Municipal de Elvas foi cedido um terreno na chamada “zona das Eiras”, fora dos muros da cidade, e com donativos de algumas famílias abastadas de Elvas e outros apoios da Companhia foi lançada a primeira pedra do atual edifício em Outubro de 1963 e também em Outubro de 1964 o Colégio foi inaugurado no edifício, onde hoje existe, com alvará nº 196 e foi reunindo boas condições pedagógicas que permitiram que, passado algum tempo, lhe fosse concedido Paralelismo Pedagógico não sendo necessário, a partir daqui, os alunos tivessem que ser examinados em escolas públicas.
A Fundação Calouste Gulbenkian também ofereceu apoio económico para a construção de um ginásio, com a condição de termos, durante algum tempo, um número de alunas gratuitas.
"Formados bons cidadãos, ter-se-á formada uma boa família e uma boa sociedade" (Santo Henrique de Ossó, Apontamentos de Pedagogia Teresiana, nº 85). A pessoa é o centro da nossa missão educativa. A partir da atenção personalizada e em colaboração com as famílias, o Colégio Teresiano pretende:
• Dar a cada aluno a atenção educativa necessária para alcançar o desenvolvimento máximo das suas capacidades pessoais, potenciando as diversas inteligências e procurando a maturidade intelectual, física, afetiva e moral.
• Formar alunos competentes, criativos e abertos à mudança, capazes de transformar a sociedade e de comprometer-se no serviço do bem comum.
• Capacitar para viver a vida em relação com os outros e com a realidade, formando parte de uma comunidade educativa, que favoreça o desenvolvimento pessoal e a implicação de todos os seus membros.
• Ser uma comunidade crente teresiana, que eduque para a interioridade, a transcendência e a relação com Deus, para formar Igreja e ser testemunha de vida cristã.
O Colégio Luso-Britânico é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo, cuja entidade proprietária e titular é a Província Portuguesa da Companhia de Santa Teresa de Jesus. É um estabelecimento de ensino básico integrado, com educação pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos.
O Colégio funciona em regime de Contrato Simples e de Desenvolvimento, promove uma educação integral e católica dos seus alunos, de acordo com a Proposta Educativa Teresiana e o Projeto Educativo, segundo uma conceção cristã da pessoa, da vida e do mundo.
O Colégio integra quatro níveis de ensino:
Os 2º e 3º Ciclos organizam-se em Departamentos Curriculares, designadamente:
Se tiver alguma dúvida ou questão, escreva-nos para
Avenida Forças Armadas, 2 - 7350-095 Elvas - Portugal
Telefone: +351 268636234 *Chamada para a rede fixa nacional
Telemóvel: +351 926711606 *Chamada para rede móvel nacional
Email: